quarta-feira, 22 de junho de 2011

Boa Alimentação: Fundamental pra uma Vida Saudável

Coma de tudo, um pouco!

Muitos pais abrem mão dos cuidados alimentares quando os filhos chegam à adolescência, fazem isso achando ser impossível competir com as tentações de hambúrgueres e batatas-fritas. Na verdade este pensamento está completamente equivocado. Um estudo realizado com alunos de 12 a 18 anos das escolas públicas de São Paulo concluiu que eles comem o mesmo que os adultos, só bebem mais refrigerantes. Outra pesquisa, da Universidade Federal de São Paulo, mostra que os adolescentes de classe média consomem muita porcalhada gordurosa na escola, mas fazem as refeições principais em casa. Arroz, feijão, carne, verdura, salada, frutas, a típica comida caseira, são uma excelente fonte de nutrientes. O adolescente vai a lanchonete em média três vezes por semana. Tendo em vista jovens que façam pouco ou nenhum esporte, os médicos consideram esse consumo alarmante quando ultrapassa quatro vezes por semana.
Nem oito nem oitenta, não recrimine um hambúrguer com fritas. No auge do crescimento, entre os 12 e os 15 anos, um jovem pode consumir tranquilamente 10% a mais de calorias diárias que o recomendado para um adulto. Não significa que tudo vai bem com os hábitos alimentares da juventude. Nos últimos trinta anos quadruplicou a proporção de obesidade entre os jovens, chegando a 14% na faixa etária dos 8 aos 18 anos. O mais preocupante é o sedentarismo ligado ao excesso de guloseimas industrializadas, ricas em sódio e gorduras. Em resumo as conseqüências da obesidade precoce são aumento do diabetes e doenças cardíacas. Não é à toa que diversas pesquisas afirmam que uma boa alimentação previne contra diversas doenças.
Atualmente está em alta ser vegetariano, eliminar a carne vermelha do cardápio e preferir produtos com o rótulo diet ou light. Utilize o bom senso: excessos fazem mal à saúde. Quanto mais variada, mais saudável é a alimentação. As maiores preocupações estão nos maus hábitos, a gordura não afeta tanto aos adolescentes quanto os adultos, que pela desaceleração metabólica, queima as calorias em menor ritmo. É inevitável que fique obeso um adulto que continue com o mesmo hábito alimentar que tinha na adolescência.

Dica de refeição ideal (tente manter o equilíbrio):

- Carboidrato (massas, pães, arroz): 50% a 60%.
- Gorduras: 30%.
- Proteínas (carnes, frango, peixe): 10% a 15%.
- Frutas, Legumes e Verduras: à vontade.
- Sucos de frutas como laranja, abacaxi, acerola: à vontade. A vitamina C desses sucos ajuda a fixar o ferro e combater a anemia.
- Leite, iogurte ou queijo: procure consumir ao menos um deles diariamente. O cálcio desses produtos é fundamental para o crescimento.
- Beba sempre muita água.
- Coxinhas, hambúrgueres, pastéis e frituras em geral: consuma o mínimo possível.
- Sal e Açúcar: consuma o mínimo possível.


Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário